Intercambistas disseram que custo de vida é principal vantagem do país em relação aos EUA

 

A “Pesquisa Selo Belta”, que analisou o mercado do intercâmbio de 2015, mostrou que o destino mais procurado por intercambistas é o Canadá. O país está em primeiro lugar desde 2013, seguido pelos Estados Unidos.

 

O estudo foi publicado recentemente pela Belta (Associação das Agências de Intercâmbio), e analisou 140 agências de intercâmbio e 1.952 intercambistas. Segundo eles, o destino é o preferido pelo custo de vida e por ter moedas mais favoráveis, assim como a possibilidade de trabalhar legalmente e realizar programas de estudo.

 

As políticas de imigração do Canadá também são um fator chave para que o país seja o queridinho dos intercambistas: há grandes chance de os estudantes conseguirem autorização para morarem permanentemente no país após a conclusão do curso de especialização.

 

A assistente executiva da Immi Canadá — empresa de consultoria de vistos de imigração para o país —, Deborah Calazans, afirmou que o custo de vida por lá chega a ser metade do oferecido pelos Estados Unidos.

 

Segundo a pesquisa, os seis tipos de intercâmbio que são mais procurados estão voltados ao aperfeiçoamento da carreira: cursos de idioma, graduação, pós-graduação (Mestrado, Doutorado, MBA ou Master) e curso profissionalizante.

 

O sócio-fundador da agência de intercâmbios para o Canadá 3RA, Francisco Zarro, explica o potencial do país norte-americano:

— Além de proporcionar uma qualidade de vida melhor, o Canadá oferece a possibilidade de levar a família quando a pessoa vai estudar ou se especializar, com direito a todo o sistema de educação e de saúde canadense.