"O Núcleo de Estudos Canadenses da FURG completa neste abril seu vigésimo aniversário. Em abril de 1999, depois de firmado o convênio com a Embaixada do Canadá, nosso NEC passou a funcionar oficialmente. Com a abertura desse oitavo Núcleo no país, abriram-se na FURG novas perspectivas e espaços para iniciativas que contemplam a parceria com o Canadá e contribuem para promover o ensino, a pesquisa e a extensão, tendo como base a literatura, a cultura e a história daquele país.

       O Canadá, que compreende a metade norte do continente norte-americano, segundo país em área, tem seu lugar, como se sabe, entre as economias mais desenvolvidas do planeta, e mantém-se nessa posição graças ao desempenho nos indicadores renda per capita, educação e longevidade, num ranking formado por duas centenas de países. Como qualquer nação competitiva, o Canadá fundamenta sua moderna economia no conhecimento, em paralelo à mão-de-obra instruída e qualificada – particularmente nas tecnologias de ponta – mão de obra esta combinada com um dos ambientes mais favoráveis e abertos à pesquisa.

        Dentro do espírito universitário, a FURG reafirma sua disposição para a abertura ao diálogo intercultural e de intercâmbio entre as Américas, despontando como primeira instituição no interior do Rio Grande do Sul a abrigar um Núcleo de Estudos Canadenses. Desde 1999 até hoje, são contabilizadas numerosas conquistas acadêmicas, que levaram o Núcleo local a abrigar de 2004 a 2006 a Associação Brasileira de Estudos Canadenses – a ABECAN.

       Realizaram-se e ainda se realizam com o suporte do NEC-FURG e da Embaixada do Canadá atividades pontuais: o Ciclo de Cinema Canadense, a publicação de livros, revistas, a oferta de estágios a professores canadenses e brasileiros, entre outras iniciativas. Pela Editora da FURG foi editada de 2004-2011 a revista oficial da ABECAN, a Interfaces Brasil/Canadá, que, desde 2007, passou a disponibilizar seus textos na versão online (https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/index), com tiragem semestral, o que garantiu à revista boa classificação nos órgãos de qualificação.

       A história e a identidade do NEC-FURG consolidaram-se com a realização do VIII Congresso Internacional da ABECAN-FURG, em novembro de 2005, cujo tema Brasil/Canadá: visões, paisagens e perspectivas, do Ártico ao Antártico, reuniu, no sul das Américas canadianistas do mundo todo, que discutiram temas multidisciplinares, entre eles: as cartografias reais e imaginárias, patrimônio e culturas locais, estratégias organizacionais, diversidade e desenvolvimento sustentável, educação, linguagens e produção cultural, saúde e qualidade de vida no âmbito das relações interamericanas.

     Em tempo de celebração dos 20 anos de vida e de comemoração dessas conquistas, em grande parte graças ao apoio das administrações que sustentaram e sustentam acadêmica e administrativamente a posição de destaque ocupada no cenário dos NECs nacionais, o objetivo do NEC-FURG é o de continuar a estabelecer parcerias produtivas, ampliar a rede de canadianistas, as modalidades de cooperação, intensificando assim as relações interamericanas. Exemplo é a palestra de Tomson Highway, consagrado músico, teatrólogo e romancista indígena da nação Cree do Canadá, dia 10/04, às 14h, no Auditório da Faculdade de Direito (Prédio 6).

Parabéns às professoras coordenadoras Sylvie Dion e Rubelise da Cunha! Parabéns NEC-FURG! Que venham muitos outros anos!"

Profª Nubia Hanciau

Coordenadora do NEC-FURG (1999-2005).

Presidente da ABECAN (2004-2006).

Editora da revista Interfaces Brasil/Canadá (2004-2011)