O PPG-Letras em História da Literatura e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProExc)  da FURG convidam para a palestra:

Ler e (é) viver: (re)pensando o coletivo pelo olhar ameríndio

Profa Drª. Luciana Rassier – UFSC

Data: 15/12

Hora: às 14:30

Local: sala 4110, pav. 4

Esta conferência propõe refletir sobre paradigmas mais fluídos, oriundos das culturas ameríndias canadenses cuja visão de mundo privilegia a relação com o coletivo e  com a Terra-Mãe. Para tanto, recorro a textos teóricos, literários e epistolares de três autores ameríndios: Tomson Highway (2003), que propõe uma análise de paradigmas culturais fundados em mitologias; Georges Sioui (2002), que sugere uma reescrita literária de episódios históricos relativos aos primeiros contatos com europeus; e  Natasha Fontaine (2016), que desenvolve com Denis Béchard, um diálogo epistolar em torno do racismo. Em que medida conceitos e ideias desenvolvidos no Canadá - um país cuja constituição privilegia o multiculturalismo - podem constituir alternativas para pensarmos as mobilidades culturais e identitárias no Brasil e no mundo?

Luciana Rassier é docente-pesquisadora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina e atua nos seguintes temas: identidades e alteridades, americanidade, tradução, estudos culturais, literatura e cinema. É membro do Grupo de Pesquisa Questões de Hibridação nas Américas (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Literatura Comparada e Tradução (CNPq). Possui Pós-Doutorado em Literatura e Memória em Contextos Multi e Transculturais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e Pós-Doutorado em Literatura Comparada e Tradução, pela Université de Rennes 2, França (2015-2016).